Você está aqui: INPE / Institucional / Pesquisa e Desenvolvimento /

Pesquisa e Desenvolvimento

Publicado Por: INPE
Última Modificação: Mar 13, 2024 11h46

Ciências Espaciais e Atmosféricas

Pioneira do INPE, esta área compreende a investigação física e química de fenômenos que ocorrem na atmosfera e no espaço exterior de interesse para o País. Realiza pesquisas e experimentos nos campos da Aeronomia, Astrofísica e Geofísica Espacial.
Saiba mais sobre Ciências Espaciais e Atmosféricas »

Previsão de Tempo e Estudos Climáticos

Desenvolve pesquisas e atividades nos campos das Ciências Meteorológicas, Meteorologia por Satélites, Previsão de Tempo e Climatologia. As atividades operacionais de previsão de tempo e clima são executadas com a operação de um supercomputador que possibilita gerar previsões de tempo e clima confiáveis, com boa antecedência.
Saiba mais sobre Previsão de Tempo e Estudos Climáticos »

Engenharia e Tecnologia Espacial

Área voltada para o desenvolvimento de sistemas e tecnologias espaciais destinadas a diversas aplicações, como a execução de projetos e construção de satélites e sistemas de solo. Realiza desenvolvimentos nos campos da Mecânica Espacial e Controle, Eletrônica Aeroespacial, Sistema de Solo e Manufatura.
Saiba mais sobre Engenharia e Tecnologia Espacial »

SobreObservação da Terra

Observação da Terra

Envolve o conhecimento científico e tecnológico nos campos de sensoriamento remoto e geoprocessamento, levantamento de recursos naturais e monitoramento do meio ambiente. Realiza atividades de pesquisa, desenvolvimento e aplicações nos campos de Sensoriamento Remoto e Processamento de Imagens Digitais.
Saiba mais sobre Observação da Terra »

Ciência do Sistema Terrestre

Trabalha para expandir a capacidade científica, tecnológica e institucional do Brasil em Mudanças Climáticas Globais, com o objetivo de ampliar o conhecimento sobre o fenômeno, identificar os impactos sobre o país e subsidiar políticas públicas de enfrentamento do problema nos planos nacional e internacional.
Saiba mais sobre Ciência do Sistema Terrestre »

Rastreio e Controle de Satélites

Compreende o desenvolvimento de sistemas de controle de satélites em órbita baixa e satélites geoestacionários. Engloba atividades realizadas no campus de São José do Campos, e nas Estações Terrenas de Cuiabá-MT e Alcântara-MA.
Saiba mais sobre Rastreio e Controle de Satélites »

Laboratório de Integração e Testes

Desenvolve atividades altamente especializadas de qualificação de componentes e sistemas espaciais, realizando desenvolvimento, montagem, integração e testes em sistemas espaciais, como também a qualificação e anális de falhas de componentes para uso espacial e para o setor industrial do país, com padrão internacional.
Saiba mais sobre Laboratório de Integração e Testes »

Laboratórios Associados

Área voltada para a pesquisa básica e para o desenvolvimento tecnológico em campos afins ao INPE. Engloba atividades nos campos de Sensores e Materiais, Plasma, Computação e Matemática Aplicada, Combustão e Propulsão.
Saiba mais sobre Laboratórios Associados »