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Ensino Supletivo do Inpe foi tema no Fórum Mundial de Educação

por INPE
Publicado: Abr 05, 2004
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São José dos Campos-SP, 05 de abril de 2004

O Inpe esteve representado na semana passada no Fórum Mundial de Educação, evento realizado, no Anhembi, em São Paulo, entre os dias primeiro e 4 deste mês. Um painel apresentou a prática pedagógica aplicada no curso de Ensino Médio Supletivo realizado no próprio Instituto, entre 2001 e 2002, por 17 servidores e prestadores de serviço. O evento teve sua origem no Fórum Social Mundial e vem se auto-denominando um movimento em busca da construção de uma plataforma mundial em favor do direito à educação.
A proposta para a apresentação do trabalho foi elaborada por Maria Lígia do Carmo e Eliete Cibele Vaz, ambas do Serviço de Treinamento e Desenvolvimento (STD). Maria Lígia explica que a apresentação focou a disciplina de Artes, pois através dela se aplicou a teoria do educador Paulo Freire, na qual o interesse pelo conhecimento é baseado na valorização do auto-conhecimento, da experiência e visão de mundo do aluno.
A prática de tais idéias resultou em diversos trabalhos artísticos, como maquetes do prédio da Rotunda, das torres gêmeas do Word Trade Center, recitais de poesia e apresentação de música, compostas pelos próprios alunos. No entanto, Maria Lígia ressalta que, do ponto de vista pedagógico, mais importante do que estes resultados, foi o processo, desenvolvido a partir de discussões e vivências, que levou à realização destes trabalhos.

Marquete Rotunda
Maquete Torres Gêmeas

Além da apresentação do painel, Maria Lígia e Eliete participaram da discussão sobre a construção da Plataforma Mundial de Educação, realizada durante o evento e aberta somente aos autores dos projetos em exposição.
Segundo Eliete, o Inpe sempre teve a preocupação de promover a melhoria da escolaridade de seus servidores. Quando foi instituído o Projeto Formar, pelo governo federal, em 1998, com o objetivo de elevar a escolaridade do servidor, no mínimo, ao Ensino Médio, já haviam iniciativas neste sentido promovidas pelo Serviço Social do Inpe.
O Projeto Formar permitiu a retomada destas iniciativas no Inpe de São José dos Campos, sob a coordenação da pedagoga Maria Lígia, e também no Inpe de Cachoeira Paulista, sob a orientação da psicóloga Maria Cristina, além de profissionais de uma escola contratada, que certificou os alunos. Entre 1999 e 2002 foram então realizados os cursos supletivos para o Ensino Fundamental e, na seqüência, o supletivo do Ensino Médio.
O Inpe de São José contava com menos de 2% de seus servidores sem ter concluído o Ensino Médio. Com a diplomação desta turma, este índice caiu para 0,05% para o Ensino Médio e 0,02% para o Ensino Fundamental.

 
Foto da turma do ensino supletivo


Versão reduzida do Painel apresentado no Fórum


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