Você está aqui: INPE / Comunicação e Comunidade / Sala de Imprensa / Leia na íntegra

Notícia

Site do INPE/MCTI passa a integrar o portal único gov.br

por INPE
Publicado: Set 01, 2021
Compartilhamento no FacebookCompartilhamento no Twitter

São José dos Campos-SP, 01 de setembro de 2021

Imagem Site do INPE/MCTI passa a integrar o portal único gov.br

O site do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), unidade vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), passará a integrar o portal único gov.br nesta quinta-feira (02/09), através do endereço gov.br/inpe/.

A proposta do gov.br é reunir em um só lugar, serviços e informações sobre a atuação de todas as áreas do governo facilitando o acesso do cidadão criando uma experiência padrão de navegação. Concentra em um só local as informações de utilidade pública e os serviços prestados pelos diversos órgãos e entidades do Governo Federal, além de apresentar uma identidade visual moderna e uniforme aos diversos endereços eletrônicos. Com essa iniciativa o Governo Federal espera reduzir os custos com hospedagem, manutenção e desenvolvimento de páginas e sites.

Com a implantação do gov.br, o cidadão pode realizar buscas e navegar em páginas que apresentam os mesmos padrões de interface, interação e usabilidade, o que garante uma experiência mais intuitiva dentro do ambiente. O gov.br também inova na medida em que a estrutura de portais, até então baseada na divisão por órgãos, é substituída por uma estrutura baseada em serviços, ou seja, o cidadão não precisa conhecer siglas ou estruturas funcionais da administração pública para poder utilizar um serviço.

Nesta fase inicial do processo de transição do portal do INPE estão sendo migradas as informações institucionais obrigatórias que compreendem as seções relativas a Acesso à Informação, Notícias, Canais de Comunicação: Ouvidoria e Imprensa, Assuntos e alguns serviços já cadastrados.

Como o processo de migração está sendo realizado em etapas, o site antigo do INPE continuará disponível para o acesso do cidadão, e caso alguma informação ainda não seja encontrada no novo endereço eletrônico poderá ser acessado a partir do endereço http://antigo.inpe.br/.

O processo de migração está sendo realizado de forma conjunta pela Coordenação de Tecnologia da Informação e Comunicação e pelo Serviço de Comunicação Social do INPE, com a orientação e colaboração das equipes da Secretaria de Governo Digital do Ministério da Economia e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações.

Caso haja alguma dificuldade em acessar as informações até então utilizadas no site atual, favor comunicar por meio do webmaster@inpe.br.


Logo INPE © Todas as matérias e imagens poderão ser reproduzidas, desde que citada a fonte.