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Tecnologia GPS - Grupo cria protótipo de sistema de determinação de atitude e navegação

por INPE
Publicado: Out 04, 2002
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São José dos Campos-SP, 04 de outubro de 2002

Imagem Tecnologia GPS - Grupo cria protótipo de sistema de determinação de atitude e navegação

Um grupo de pesquisa do INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), sob a coordenação do pesquisador Otávio Durao, finalizou a segunda fase do projeto "Plataforma Integrada Sensores Inerciais/GPS (Sistema de Posicionamento Global)". O projeto foi elaborado com o apoio do programa PIPE (Programa Inovação Tecnológica em Pequenas Empresas) da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo) e foi realizado em parceria com a empresa NAVCON - Navegação e Controle Indústria e Comércio Ltda.

Em reunião realizada no INPE, os pesquisadores envolvidos no projeto, o engenheiro Valter Schad, representante da empresa, e o coordenador de planejamento e avaliação do instituto, Décio Ceballos, discutiram os avanços e resultados do projeto chamado SMAN - Sistema Modular de Atitude e Navegação. O encontro proporcionou também um debate sobre a possibilidade de desenvolver o projeto relacionando-o com o Escritório de Negócios do instituto e à Lei de Inovação.

Segundo Durao o SMAN está pronto para ser testado em sistemas espaciais de satélites. "Nós estamos preparados para desenvolver os componentes. Temos o conhecimento necessário, pessoal preparado e equipamentos adequados", afirmou. O sistema é considerado uma inovação tecnológica, pois conseguiu integrar a tecnologia GPS com sistemas inerciais, como acelerômetros e giroscópios, o que permite maior precisão e melhores resultados no controle de atitude e navegação.

De acordo com as especificações do SMAN, o sistema poderá ter várias aplicações, como a determinação de atitude de satélites usando GPS e sensores inerciais, a determinação de atitude e rumo para aeronaves, o monitoramento de veículos terrestres, o posicionamento dinâmico de plataformas marítimas de petróleo e ainda aplicações onde ocorre obscurecimento ou falha eventual de recepção do GPS.

O grupo espera agora a aprovação por parte da Fapesp da terceira fase do projeto, que consiste no desenvolvimento do sistema completo a partir do protótipo


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